As cólicas são comuns em bebês desde o nascimento, principalmente dos 15 dias até os três meses de vida, normalmente ocorrem no mesmo horário e causam desespero nos pais.
As mães ficam sem sabe o que fazer quando seus bebês choram sem parar e não há nada que os faça acalmar. Não é fome, pois ele mamou quase recentemente, não é fralda suja, pois já tomou banho.Isso pode ser cólica, algo normal.As cólicas são comuns em bebês, principalmente depois dos 15 dias, seguindo até os três meses de vida, normalmente ocorrem no mesmo horário. Raramente acontece em bebês com mais de seis meses de idade.É uma sensação nova para o bebê e dói muito. O choro de cólica é estridente. Observe as seguintes características: o bebê fica inquieto, com rosto vermelho, fazendo caretas, se contorce e encolhe as perninhas até a barriguinha.Na hora da crise o calor ajuda na liberação dos gases que provocam a cólica. Colocar o bebê barriga com barriga com você com as perninhas encolhidas pode aliviar. Também é interessante que o pai por ser homem tendo a temperatura do corpo mais elevada do que a mulher, debruce o bebê na sua barriga podendo assim também aliviar a dor.
Não é recomendável que faça chá, procure sempre a orientação médica, pois o chá pode aumentar ainda mais as dores já que seu intestino ainda é muito imaturo.
Leia as dicas abaixo:
Toda vez que o bebê mamar, coloque-o para arrotar, troque a fralda e faça uma massagem rápida: assim você o estimula a liberar gases e melhora a digestão. Os bebês tem dificuldade de soltar os gases e isso causa dor! Pegue um óleo para bebê, esfregue nas suas mãos para esquentá-lo e comece a massagear a barriguinha do bebê: sem pressionar muito o bebê.
Não se esqueça que o bebê chora! Pode não ser cólica, mas: fome, frio, calor, fralda ou cansaço. Sabe no final do dia quando a gente chega cansada e quer comer um doce ou sentar na TV para ver “qualquer” coisa? Bebê também é assim…no final do dia ele também está meio cansadão…mas ele não vai devorar um chocolate nem conectar no facebook! Se ele chorar, pegue no colo, depois acalme-o!pegue e o leve para um passeio de carrinho pelo bairro!!
Massagear as pernas e a barriguinha do bebê,
Aquecer o abdómen com uma bolsa de água quente,
Dar um analgésico natural,
Segurar o bebê deitado, de barriguinha para baixo.
Fazer vigorosos movimentos de bicicleta,
Massagear a barriguinha com movimentos circulares.
Fonte:http://
Av.Manoel Mendes de Camargo, 1547
Campo Mourão - PR
fadamadrinha@fadamadrinhacm.com.br
Central de Atendimento